Foto: Will Assunção


Conhecida também de Igreja de Senhora Santana, o prédio fica localizado na cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina (BA), e é formado por um adro, que se articula com a neve por ampla escadaria. O monumento integra o Centro Histórico de Rio de Contas, tombado pelo IPHAN.

Igreja raríssima com três naves e capela-mor, que se comunica com as sacristias laterais. Embora as naves secundárias não tenham sido construídas, a existência de pedras de amarração nos muros do corpo central e a superposição de duas ordens de arco indicam que as naves laterais deveriam ser recobertas por galerias, segundo informações do IPAC.

Dentre as igrejas mineiras da primeira metade do século 18 duas apresentavam três naves: A Matriz da Conceição de Sabará e a Matriz de Mariana. A estas se somou mais tarde a Capela do Rosário de S. Rita Durão (1770). É provável que a preferência pelas três naves tenha sido pelos mineiros, que chegaram à região em busca de pedras preciosas, pois, existem outros exemplos de período como: Igreja Nova, de Palmas de Monte Alto e Matriz de Mucugê. Estes exemplos diferem da de Santana por não possuírem arcos separando as naves, senão colunas, nem a comunicação franca da capela-mor com as sacristãs, de acordo com o livro de tombos do IPAC.

Segundo nota de Arnulfo Gottsschall e Teófilo S. Silva para a Enciclopédia dos Municípios na povoação de Creoulos atual Rio de Contas, existiu uma pequena capela octogonal, sob inovação de Sra. Santana.

Categorias: ,